top of page
Foto do escritorLimerSoft Blogger

Como funciona um programa para oficina mecânica e autopeças: Conheça o SisMecânica

Atualizado: 5 de jul. de 2024

Sistema para oficinas mecânicas e autopeças SisMecânica: Potencialize sua oficina mecânica ou autopeças com o SisMecânica! Nossa plataforma intuitiva e eficaz oferece ferramentas poderosas para impulsionar suas vendas e simplificar sua gestão. Imagine otimizando seus processos, aumentando a eficiência e maximizando seus lucros, enquanto nosso sistema automatiza tarefas e fornece insights valiosos. Não perca esta oportunidade de destacar sua oficina ou loja de autopeças no mercado. Junte-se a milhares de empreendedores que já estão transformando seus negócios com o SisMecânica. Experimente hoje mesmo e descubra como é fácil alcançar o sucesso.


Instruções baseado no LimerSoft SisMecânica Deluxe, algumas abas, telas e ferramentas podem não serem apresentadas em outras versões do LimerSoft SisMecânica.



Etapa 1: Informações do cliente e do veículo:


Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica
Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica

Quando o veículo chega, é necessário criar uma ordem de serviço ou um orçamento. Para iniciar uma ordem de serviço ou orçamento, clique em Menu Manutenção > Novo pedido, utilize a tecla de atalho F1 ou clique nos ícones padrão ou moderno.


icones de acesso a tela de pedidos




Selecione o tipo de pedido como venda e clique em ok.


Novo pedido, orçamento ou ordem de serviço
Novo pedido, orçamento ou ordem de serviço

Ao iniciar, selecione um vendedor pré-cadastrado. Para alterar ou selecionar outros, clique em "Vendedor (alterar)". Caso haja muitos cadastros, utilize o filtro de pesquisa inserindo o nome do vendedor + Enter e selecione-o. Outra opção de seleção é clicar na seta, conforme indicado na imagem abaixo, para mostrar a lista dos cadastros e selecionar o desejado.


Selecionar um vendedor
Selecionar um vendedor

Selecione um cliente pré-cadastrado e para alterar ou selecionar outros, clique em Cliente (alterar). Caso possua muitos cadastros, utilize o filtro de pesquisa inserindo o nome do cliente + Enter e selecione-o. Ou clique em Novo para criar um novo cadastro. Ao criar um novo cadastro de clientes, na aba cliente é obrigatório selecionar o tipo de Pessoa (Física ou Jurídica), Lista de Preço (Varejo) e o nome do cliente. Insira as informações desejadas e clique em salvar.


Selecionar ou cadastrar cliente
Selecionar ou cadastrar cliente

Na aba Veículo, clique em Entrada e nos campos indicados, digite informações sobre o veículo como numero da Placa, Motor, Ano de fabricação, Ano do modelo, Portas, Cor, Fabricante, Modelo, Tipo de Combustível, KM, Tanque e o Problema informado pelo cliente.


Aba Veículo
Aba Veículo

Após inserir na aba Veículo as informações de entrada do carro, clique em salvar pedido (F4) e em seguida clique na opção (Não), pois esse pedido ficará com o status em aberto até a conclusão final da ordem de serviço, orçamento ou pedido.


Salvar pedido
Salvar pedido

Será informado que o pedido está salvo, com status em aberto, no rodapé da tela, e poderá fechar com segurança e iniciar o diagnóstico do veículo.


Pedido com status em aberto
Pedido com status em aberto

Etapa 2: Início do diagnóstico:


Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica
Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica

Sempre que precisar acessar a ordem de serviço, orçamento ou pedido, vá até Menu Consultas > Pesquisa do veículo.


Pesquisa de veículo
Pesquisa de veículo

Em campo, selecione o tipo de informação que deseja pesquisar, como por exemplo Placa, e no campo de texto, insira a informação, como o número da Placa, e clique em filtrar.


Filtrar informações de pesquisa
Filtrar informações de pesquisa

Clique sobre o veículo desejado:


Seleção do veículo
Seleção do veículo

Ao abrir a ordem de serviço, orçamento ou pedido, clique em Editar ou utilize a tecla de atalho (F3):


Edição do pedido
Edição do pedido

Na aba Diagnóstico e Checklist, escreva em Procura de diagnóstico, selecione o Tipo, escolha o tipo de autorização e marque a caixa de seleção para inserir a informação.


Aba diagnótico e checklist
Aba diagnótico e checklist

Acesse a aba Veículo e ative a opção Diagnóstico pronto:


Diagnóstico pronto
Diagnóstico pronto

Clique em salvar pedido ou utilize a tecla de atalho (F4) e selecione a opção Não, para salvar com status em aberto. Após ser salvo com status em aberto, poderá fechar com segurança.


Salvar pedido
Salvar pedido

Sempre que precisar acessar a ordem de serviço, orçamento ou pedido, vá até Menu Consultas > Pesquisa do veículo. No campo, selecione o tipo de informação que deseja pesquisar, como por exemplo Placa, e no campo de texto, insira a informação, como o número da Placa, e clique em filtrar. Clique sobre o veículo desejado. Ao abrir a ordem de serviço, orçamento ou pedido, clique em Editar ou utilize a tecla de atalho (F3).


Após o diagnóstico, poderemos inserir os produtos e serviços para enviar o orçamento ao cliente. Acesse o Pedido e clique em editar. Na aba Item atual, clique em inserir produtos ou inserir serviços.


Aba item atual
Aba item atual

Selecione um serviço pré-cadastrado.

Verifique como funciona o Cadastro de serviços


Selecionar um serviço
Selecionar um serviço

Após selecionar o serviço ou produto, clique em 'valor unit' ou utilize a tecla de atalho (F12) para alterar o valor. Clique em 'OK' para confirmar o novo valor e em 'Confirmar'.


Alterar o valor unitário do serviço
Alterar o valor unitário do serviço

Após inserir todos os serviços, clique em 'inserir produto' ou utilize a tecla de atalho (F9):


Inserir produtos
Inserir produtos

Selecione um serviço pré-cadastrado.

Verifique como funciona o Cadastro de produtos (modo assistente) ou (modo personalizado).


Seleção de produtos
Seleção de produtos

Após selecionar um produto, clique em 'Qtd Ped' se deseja inserir mais quantidade desse item, 'Valor unit' ou utilize a tecla de atalho (F12) para alterar o valor e clique em 'Confirmar' para inserir o produto no orçamento.


Seleção de um produto
Seleção de um produto

Caso não tenha um produto cadastrado, clique em novo e selecione as opções Cadastro de produtos (modo assistente) ou (modo personalizado).

Após selecionar todos os serviços e produtos, acesse a aba Detalhes para verificar todos os que foram inseridos.


Aba detalhes
Aba detalhes

Clique em 'Salvar pedido' ou utilize a tecla de atalho (F4) e selecione a opção 'Não', pois ainda é um orçamento com status em aberto.


Aba item > salvar pedido
Aba item > salvar pedido

Clique em 'Imprimir' ou utilize a tecla de atalho (F8) > em orçamento.

Obs: a impressora já deve estar configurada. Consulte o Manual de Testar impressora e seleciona-la no SisVendas - (clique aqui):


Impressão de pedidos, orçamentos e ordem de serviço
Impressão de pedidos, orçamentos e ordem de serviço

Na tela de visualização da impressão, se clicar em 'Sim', abrirá a visualização; se clicar em 'Não', a impressão será feita diretamente.


Visualização do pedido, orçamento ou ordem de serviço
Visualização do pedido, orçamento ou ordem de serviço

Na visualização do orçamento, clique na segunda impressora para imprimir o orçamento e em 'Fechar' para fechar a tela de visualização.


Visualização do orçamento
Visualização do orçamento

Após a impressão, você poderá enviar o orçamento ao cliente para análise e, em seguida, fechar o pedido com segurança.


Clique em fechar
Clique em fechar

Etapa 3: Aprovação do cliente:


Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica
Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica

Após a análise do orçamento, se o comprador não concordar com algum serviço ou produto, poderá editá-lo. Acesse o Menu Consultas > Pesquisar veículo, pesquise e acesse o pedido. No pedido, vá para a aba Detalhes e clique em editar ou utilize a tecla de atalho (F3). Selecione o serviço ou produto que deseja excluir e clique em excluir ou utilize a tecla de atalho (F11).


Exclusão de item ou serviço
Exclusão de item ou serviço

Acesse os ajustes na aba Diagnóstico e Checklist, clique duas vezes em 'Tipo' e selecione 'Ok', depois clique duas vezes em 'Autorizado' e selecione 'Sim'.


Modificação da aba Diagnóstico e checklist
Modificação da aba Diagnóstico e checklist

Acesse a aba veículo, clique sobre "Orçamento pronto":


Opção orçamento pronto
Opção orçamento pronto

Etapa 4: Início da manutenção e conserto:


Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica
Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica

Na aba Veículo, clique em Execução, depois clique em 'Salvar pedido' ou utilize a tecla de atalho (F4) e selecione a opção 'Não'. Após isso, poderá fechar o pedido com segurança.


Opção em execução
Opção em execução

Etapa 5: Finalização da manutenção:


Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica
Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica

Sempre que precisar acessar a ordem de serviço, orçamento ou pedido, vá para Menu Consultas > Pesquisa do veículo. No campo, selecione o tipo de informação que deseja pesquisar, como por exemplo Placa, e insira a informação, como o número da Placa, em seguida, clique em 'Filtrar'. Clique sobre o veículo desejado. Ao abrir a ordem de serviço, orçamento ou pedido, clique em Editar ou utilize a tecla de atalho (F3).


Você poderá inserir as informações no Laudo Técnico e clicar nas opções 'Finalizado', 'Testado' e 'Cliente avisado' após avisar o cliente.


Opção Finalizado, Testado, Cliente avisado
Opção Finalizado, Testado, Cliente avisado

Para fechar o pedido, clique em 'Salvar pedido' ou utilize a tecla de atalho (F4). Sempre que precisar acessar a ordem de serviço, orçamento ou pedido, vá para Menu Consultas > Pesquisa do veículo. No campo, selecione o tipo de informação que deseja pesquisar, como por exemplo Placa, e insira a informação, como o número da Placa. Em seguida, clique em 'Filtrar'. Clique sobre o veículo desejado. Ao abrir a ordem de serviço, orçamento ou pedido, clique em Editar ou utilize a tecla de atalho (F3).


Etapa 6 - Finalização e fechamento:


Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica
Fluxo de trabalho do programa pra oficina mecânica e autopeças SisMecânica

Clique em 'Veículo Retirado' na aba Veículo e, para concluir o fechamento, clique em 'Salvar pedido' ou utilize a tecla de atalho (F4) e clique em 'SIM'.


Fechamento do pedido
Fechamento do pedido

Em Pagamentos, selecione uma forma de pagamento, como por exemplo, Dinheiro.


Seleção da forma de pagamento
Seleção da forma de pagamento

Poderá inserir um valor recebido e clicar em 'Confirmar' para finalizar o pedido.

Visualize como funciona o  Cadastro de Formas de pagamentos


Confirmação e finalização do fechamento do pedido
Confirmação e finalização do fechamento do pedido

Clique em imprimir cupom (F7) para imprimir um recibo não fiscal ou em 'Imprimir > Pedido' para imprimir um pedido de vendas.


Impressão do pedido de vendas
Impressão do pedido de vendas

Clique na segunda impressora, para impressão de pedido:


Visualização do pedido de vendas
Visualização do pedido de vendas

Saiba mais em nossa Loja LimerSoft SisMecânica Desktop


Também recomendamos que visualize nossos instruções e videos, como:


- Cadastro de produtos (modo assistente) ou (modo personalizado).




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page