Contas a receber: Dicas para organizar seu processo

Atualizado: 14 de mai.

As contas a receber são todos os valores e receitas que uma empresa tem com vendas de serviços ou produtos. Ao realizar essas vendas, seu negócio ou empresa emite pedidos com valores que serão recebidos no futuro ou seja em um prazo estabelecido com o cliente. São elas a origem das contas a receber.


É por meio das contas a receber que a empresa gera receita, sendo os valores vindo das vendas de serviços e produtos são essenciais para que o negócio possa compensar os valores que deve e as contas a pagar entre os quais estão a compra de insumos e o pagamento de colaboradores.


Alguns exemplos de contas a receber são documentos e valores que geralmente entram nas contas a receber são: Vendas a prazo, Recebimento de fornecedores, Notas e pedidos


O processo de contas a receber é a organização e acompanhamento dos valores devidos à empresa, a fim de garantir que eles serão recebidos de maneira exata e dentro do prazo. Contas a receber são os valores que a empresa tem a receber de seus clientes. Nesse artigo, ensinaremos como funciona Contas a Receber no LimerSoft SisVendas.


As condições de pagamentos cheques, boletos, carnês e outros que são selecionadas no pedido de vendas, geralmente serão geradas parcelas a receber na tela de contas a receber, se o usuário confirmar durante a venda. Clique nos ícones abaixo ou acesse o Menu Consultas > Contas a receber.





Filtre em contas a receber, cliente, vendedor, Recebidos, Não Recebidos, filtre por data de __/__/____ à __/__/___. Por exemplo: se deseja visualizar as parcelas a vencer no mês de março, precisa colocar o período 01/03/2022 a 31/03/2022. Ao mudar o mês altere para o próximo mês como por exemplo 01/04/2022 a 30/04/2022 para visualizar as parcelas a vencer nesse mês.

Ao filtrar os campos desejado será informado o total no rodapé da tela.

Também podem ser criadas parcelas e faturas manualmente, para essa funcionalidade, clique na opção + Nova indicada no rodapé da tela, para iniciar uma parcela.

Será necessário o preenchimento de todos os campos indicados, inclusive a seleção de um cliente e um vendedor previamente cadastrados para parcela ou fatura a ser registrada. A mesma poderá ser visualizada pela data de vencimento.

Campo Filtrar, é onde podem ser pesquisado dados para ser filtrado em Contas a Receber.

Em campo indica qual será pesquisado e em Texto insira o que nome da pesquisa, como na imagem abaixo, em Campo esta selecionado Cliente e em Texto inserimos o nome do cliente a ser pesquisado.

Ao clicar em detalhes com uma parcela selecionada, poderá abrir uma conta, cadastro de clientes ou realizar o fechamento de uma parcela.

Como no Exemplo abaixo, ao clicar em Detalhes, Detalhes do cliente, abriu o cadastro da parcela selecionada.

Para realizar um fechamento de uma parcela em aberto, com a parcela selecionada, clique em detalhes fechamento ou diretamente em fechamento.

Para o pagamento ser concluído em contas a Receber, selecione as formas de pagamento como Dinheiro, Cartão ou Pagamento Parcial e confirme.

Outro exemplo: se precisa selecionar Pagamento Parcial, selecione a Parcela, clique em fechamento. Em Pagamento selecione Pagamento Parcial, e em Total Pago, clique em + e insira o valor Pago pelo Cliente e confirme.

Ao usar a forma de pagamento Parcial, ficará em aberto em contas a receber, até que o seja pago o total dessa parcela.

Para os usuários que possuem o LimerSoft SisVendas Deluxe ou adquiriu o plug-in separadamente do Saldo restante, poderá exibir na tela de pedidos os pagamentos parciais separadamente.

No símbolo do Excel, clique se deseja exportar os cadastros para uma planilha.

(Requer o Microsoft Office instalado na maquina)

Ao clicar em recibo, será impresso da parcela selecionada

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