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Como funciona um Pedido em aberto

Atualizado: há 6 dias

Será possível visualizar dentro do LimerSoft SisVendas na tela de pedidos o status de um pedido, sendo ele aberto, fechado ou todos e te guiará para quais ações tomar com relação ao envio dos seus pedidos.


Status de pedido em aberto, significa que o pedido de vendas ou compra ainda não foi fechado com a forma de pagamento, sendo possível alteração em adicionar ou excluir item, antes de realizar o fechamento.


Status de pedido fechado, significa que o pedido de vendas ou compra já foi fechado com a forma de pagamento, não sendo mais possível realizar alterações, somente devolução de um item ou pedido.

Guia completo baseado no LimerSoft SisVendas Deluxe versão 13, algumas abas, telas e ferramentas podem não serem apresentadas em outras versões do LimerSoft SisVendas Desktop.


Recomendamos que antes visualize os seguintes artigos para realizar entender como funciona como gerar um pedido de vendas ou compras com status em aberto:



Pedido em aberto com PDV Clássico:


O PDV Clássico, PDV automatizado terá o mesmo conceito ao realizar um pedido e deixa-lo com status em aberto.

Para iniciar uma venda, clique em Menu Manutenção > Novo pedido, tecla de atalho F1 ou pelos ícones padrão.

Ou pelo ícone moderno:

Selecione o tipo de pedido como venda e clique em ok


O primeiro passo, será selecionar um cliente e vendedor pré-cadastrados.

Para selecionar clique em Vendedor (alterar) e cliente (alterar), caso possua muitos cadastros e no filtro de pesquisa insira o nome do vendedor, cliente + Enter e selecione. Outra opção de seleção, clique na seta conforme indicamos na imagem abaixo para mostrar a lista dos cadastros e selecione o desejado.

Se quiser cadastrar um novo cliente, clique na opção Novo. (Funcionalidade disponível na versão 13 e 12Plus)


Selecionado clientes e vendedores, clique em Inserir produto ou tecla de atalho (F9) e Inserir serviço ou tecla de atalho (F10).


Conforme explicamos no cadastro de produtos (modo personalizado),a partir do LimerSoft SisVendas Business, é possível inserir mais preços ao produto, então antes de inserir um produto, pode selecionar uma lista de preços ou se for um Cliente especifico, poderá deixar essa lista pré-determinada no cadastro desse Cliente.


Para inserir um produto por Referência, código de barras:

Insira o código, ou Clique em Referência + Enter e pesquise ou utilize o leitor de código de barras + Enter.

Se quiser cadastrar um novo produto, clique na opção Novo. (Funcionalidade disponível na versão 13 e 12Plus)


Para inserir um produto por descrição:

Clique na palavra Descrição e pesquise ou clique na seta conforme indicado na imagem abaixo, para mostrar a listagem de produtos e selecione.


Em Qtd. Ped, insira a quantidade de unidades desse item a serem vendidos.

Ao inserir a quantidade em Total, será calculado o Valor total com a quantidade de itens a serem vendidos. Conforme a imagem abaixo ou vender um produto com 2 unidade de R$6,00, o total será de R$12,00.


Em Qtd Disp, informa a quantidade disponível desse produto selecionado em estoque.


Após selecionar o produto, clique sobre a palavra Valor Unit. ou tecla de atalho (F12) para alterar o valor unitário do produto. Para essa funcionalidade funcionar, sempre é necessário no cadastro desse produto estar cadastrado com um valor, pois o LimerSoft SisVendas não trabalha com valor R$0,00.


Ao alterar o valor unitário, será alterado o total R$ de acordo com o valor unitário e quantidade.


Insira a Quantidade em Desc (%) se deseja aplicar uma porcentagem de desconto sobre o produto, alterando valor unitário, e total.

Comissão: Nessa tela poderá selecionar o tipo de comissão Produto/Serviço ou vendedor, as porcentagens podem ser inseridas em seus cadastros ou insira a quantidade em Comiss (%), para ser realizado o calculo da comissão em R$.


Após selecionado todas as opções, clique em Confirmar ou tecla de atalho (F2).


Na aba item atual mostrará todas as informações selecionadas desse produto.

Se tiver uma data de entrega, clique no símbolo do calendário, e clique 2x com o mouse para selecionar uma data.

Em Observações, poderá inserir uma observações pequena.

Clique em Inserir produto ou tecla de atalho (F9) e Inserir serviço ou tecla de atalho (F10) para inserir mais itens.

E na aba Detalhes irá informar todos os itens inseridos.


Para excluir um item, selecione e clique em excluir item ou tecla de atalho (F11)

Observação: Se tiver um unico produto, não exclua, somente, cancele a venda ou salve antes de devolver.


Para fechar o pedido e selecionar a forma de pagamento, clique em salvar pedido ou tecla de atalho (F4).

Em deseja fechar o pedido agora, clique em não, para deixar o pedido com status em aberto.


Se estiver com o PDV automatizado selecionado ou opção nas configurações de exibir fechamento logo após o pedido ativo, irá aparecer a tela de fechamento abaixo, para deixar com status do pedido em aberto clique em cancelar e fecha a tela de pedido.


Após fechado o pedido, será possível visualizar ele na Tela de pedidos.

Acesse a Tela de pedidos, selecione o tipo de pedido, filtre o período, cliente, vendedor, e o tipo de status.


Clique sobre o pedido desejado, detalhes do pedido, editar

Poderá inserir mais um produto ou selecionar um produto na aba detalhes e clique em excluir.

Para fechar o pedido e selecionar a forma de pagamento, clique em salvar pedido ou tecla de atalho (F4).

Em deseja fechar o pedido agora, clique em sim, para fechar o pedido. Se quiser editar o fechamento depois, clique na opção não. Dessa forma o pedido ficará em aberto, podendo editar até o fechamento.

Diferenças entre um pedido fechado e aberto:

Aberto: É um pedido cujo qual ainda a baixa no estoque não foi efetuada, tampouco a entrada no caixa/banco (condição de pagamento dinheiro). Entretanto, as quantidades de cada item do pedido, ficarão armazenadas no cadastro de cada produto no estoque no campo Fornecido. Assim, você poderá controlar quais produtos estão pendentes ou com pedidos em aberto.


Fechado: É um pedido cujo qual a baixa no estoque já foi efetuada, assim como a entrada no caixa/banco (condição de pagamento dinheiro). Você poderá verificar a baixa no estoque no campo “Qtd. Vendida”.


Tela de Fechamento:

Fechamento em Dinheiro/ Cartão Débito.

Em pagamento, clique na seta para mostrar a lista de condições de pagamentos e selecione a forma de pagamento desejada, como Dinheiro ou Cartão tipo Débito.


Em Desconto, Juros ou taxas poderá inserir a porcentagem.

Ou clique no sinal de + para inserir o desconto e juros em R$.

Ao selecionar pagamento dinheiro, insira o Valor recebido foi superior ao valor da venda, informará ao Troco.

Ao selecionar todas as opções desejadas, clique em confirmar ou tecla de atalho (F2). E o valor será direcionado ao Fluxo de Caixa > aba Caixa. Se usar a condição de pagamento Cartão tipo Débito, valor será direcionado ao Fluxo de Caixa > aba Banco.

Pedido fechado não será possível editar.


Para devolver um produto, selecione o produto > devolução ou tecla de atalho (F6) > devolver item ou Devolver o pedido.


Para impressão de recibo não fiscal clique em Cupom (F7).

Antes de utilizar a impressão, teste e configure a impressora, para saber como clique aqui.

Para impressão do pedido A4, clique em imprimir pedido ou tela de atalho (F8). Deseja visualizar a impressão? Clique em não.

Clique em exportar, para exportar os dados do pedido para uma planilha.

(Requer o Microsoft Office instalado na maquina).

Na Tela de pedidos constarão todos os pedidos de vendas, compras realizados, informando suas formas de pagamentos.


Vendas com status em aberto com o PDV sensível ao toque:

Para realizar as vendas com status em aberto com o PDV sensível ao toque, deixe ativo o Fechamento personalizado, e ao realizar a venda, selecione dinheiro e no fechamento clique em cancelar.


Ensinamos no vídeo abaixo como realizar o pedido em aberto.

Para instruções de mais funcionalidades, verifique em nossos Manuais.


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