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Como gerar um Orçamento

Atualizado: 28 de abr. de 2024

Afinal, o que é orçamento? Pode se dizer que se trata de um documento de cotação de preços de um produto ou serviço. Geralmente, o cliente necessita de um produto ou serviço específico e, para obter o melhor custo-benefício, ele solicitará a uma empresa um orçamento, que seria uma pré-venda.


Gerar um orçamento para clientes é primordial para qualquer um que é um prestador de serviços ou que possui um estabelecimento comercial. O Orçamento é um documento que será utilizado diariamente, e também um primeiro passo de uma venda e da conquista de um cliente.


Orçamento para clientes:


Ao gerar um orçamento para seus clientes, será necessário ter em mente que o Orçamento servirá para fundamentar a decisão de uma compra e também uma forma de garantia futura para que ambas as partes de que aqueles dados e informações serão posteriormente cumpridas.


Em seu Orçamento selecione ou insira todas as informações e dados necessários e sendo de forma clara e honesta. Indicando ao seu cliente que sua empresa atende as necessidades do cliente, trabalhando com maior transparência possível.


Software de automação comercial poderá ajuda-lo e auxiliar na hora de emitir um Orçamento, sendo possível automatizar seus dados e informações. Orçamento no LimerSoft SisVendas é como um pedido em aberto, ou seja, uma ordem que ainda não está concluída até o trabalho estar pronto e o cliente fazer o pagamento, que também poderá ser realizado nas mais variadas formas de pagamentos possíveis definidas pelo usuário.


Será possível visualizar dentro do LimerSoft SisVendas na tela de pedidos o status de um pedido, sendo ele aberto, fechado ou todos e te guiará para quais ações tomar com relação ao envio dos seus pedidos.


Status de pedido em aberto, significa que o pedido de vendas ou compra ainda não foi fechado com a forma de pagamento, sendo possível alteração em adicionar ou excluir item, antes de realizar o fechamento.


Status de pedido fechado, significa que o pedido de vendas ou compra já foi fechado com a forma de pagamento, não sendo mais possível realizar alterações, somente devolução de um item ou pedido.


Recomendamos que antes visualize os seguintes artigos para realizar entender como funciona como gerar um pedido de vendas ou compras com status em aberto:



Pedido em aberto com PDV Clássico:


O PDV Clássico, PDV automatizado terá o mesmo conceito ao realizar um pedido e deixa-lo com status em aberto.

Para iniciar uma venda, clique em Menu Manutenção > Novo pedido, tecla de atalho F1 ou pelos ícones padrão.

Acesso a tela de vendas pelo ícone padrão
Acesso a tela de vendas pelo ícone padrão

Ou pelo ícone moderno:

Acesso a tela de vendas pelo ícone moderno
Acesso a tela de vendas pelo ícone moderno

Selecione o tipo de pedido como venda e clique em ok

Seleção do tipo do pedido
Seleção do tipo do pedido

O primeiro passo, será selecionar um cliente e vendedor pré-cadastrados.

Para selecionar clique em Vendedor (alterar) e cliente (alterar), caso possua muitos cadastros e no filtro de pesquisa insira o nome do vendedor, cliente + Enter e selecione. Outra opção de seleção, clique na seta conforme indicamos na imagem abaixo para mostrar a lista dos cadastros e selecione o desejado.

Se quiser cadastrar um novo cliente, clique na opção Novo. (Funcionalidade disponível na versão 13 e 12Plus)

Seleção do vendedor e cliente na venda
Seleção do vendedor e cliente na venda

Selecionado clientes e vendedores, clique em Inserir produto ou tecla de atalho (F9) e Inserir serviço ou tecla de atalho (F10).

Inserir produto ou serviço na venda
Inserir produto ou serviço na venda

Conforme explicamos no cadastro de produtos (modo personalizado),a partir do LimerSoft SisVendas Business, é possível inserir mais preços ao produto, então antes de inserir um produto, pode selecionar uma lista de preços ou se for um Cliente especifico, poderá deixar essa lista pré-determinada no cadastro desse Cliente.

Seleção de lista de preço na venda
Seleção de lista de preço na venda

Para inserir um produto por Referência, código de barras:

Insira o código, ou Clique em Referência + Enter e pesquise ou utilize o leitor de código de barras + Enter.

Se quiser cadastrar um novo produto, clique na opção Novo. (Funcionalidade disponível na versão 13 e 12Plus)

Inserindo produto por código ou referência
Inserindo produto por código ou referência

Para inserir um produto por descrição:

Clique na palavra Descrição e pesquise ou clique na seta conforme indicado na imagem abaixo, para mostrar a listagem de produtos e selecione.

Inserindo produto por descrição
Inserindo produto por descrição

Em Qtd. Ped, insira a quantidade de unidades desse item a serem vendidos.

Ao inserir a quantidade em Total, será calculado o Valor total com a quantidade de itens a serem vendidos. Conforme a imagem abaixo ou vender um produto com 2 unidade de R$6,00, o total será de R$12,00.

Inserindo quantidade de produtos
Inserindo quantidade de produtos

Em Qtd Disp, informa a quantidade disponível desse produto selecionado em estoque.

Informa a quantidade disponível em estoque
Informa a quantidade disponível em estoque

Após selecionar o produto, clique sobre a palavra Valor Unit. ou tecla de atalho (F12) para alterar o valor unitário do produto. Para essa funcionalidade funcionar, sempre é necessário no cadastro desse produto estar cadastrado com um valor, pois o LimerSoft SisVendas não trabalha com valor R$0,00.

Alterar valor unitário do produto
Alterar valor unitário do produto

Ao alterar o valor unitário, será alterado o total R$ de acordo com o valor unitário e quantidade.

Valor unitário alterado
Valor unitário alterado

Insira a Quantidade em Desc (%) se deseja aplicar uma porcentagem de desconto sobre o produto, alterando valor unitário, e total.

Desconto por produto em %
Desconto por produto em %

Comissão: Nessa tela poderá selecionar o tipo de comissão Produto/Serviço ou vendedor, as porcentagens podem ser inseridas em seus cadastros ou insira a quantidade em Comiss (%), para ser realizado o calculo da comissão em R$.

Comissão por vendedor ou produto
Comissão por vendedor ou produto

Após selecionado todas as opções, clique em Confirmar ou tecla de atalho (F2).

Confirmar o produto selecionado na venda
Confirmar o produto selecionado na venda

Na aba item atual mostrará todas as informações selecionadas desse produto.

Aba do item atual
Aba do item atual

Se tiver uma data de entrega, clique no símbolo do calendário, e clique 2x com o mouse para selecionar uma data.

Seleção de data de entrega
Seleção de data de entrega

Em Observações, poderá inserir uma observações pequena.

Campo observação
Campo observação

Clique em Inserir produto ou tecla de atalho (F9) e Inserir serviço ou tecla de atalho (F10) para inserir mais itens.

E na aba Detalhes irá informar todos os itens inseridos.


Aba detalhe na venda
Aba detalhe na venda

Para excluir um item, selecione e clique em excluir item ou tecla de atalho (F11)

Observação: Se tiver um unico produto, não exclua, somente, cancele a venda ou salve antes de devolver.


Para fechar o pedido e selecionar a forma de pagamento, clique em salvar pedido ou tecla de atalho (F4).

Salvar pedido
Salvar pedido

Em deseja fechar o pedido agora, clique em não, para deixar o pedido com status em aberto.

Status em aberto clique em não
Status em aberto clique em não

Se estiver com o PDV automatizado selecionado ou opção nas configurações de exibir fechamento logo após o pedido ativo, irá aparecer a tela de fechamento abaixo, para deixar com status do pedido em aberto clique em cancelar e fecha a tela de pedido.

Clique no X, ao abrir fechamento
Clique no X, ao abrir fechamento

Após fechado o pedido, será possível visualizar ele na Tela de pedidos.

Acesse a Tela de pedidos, selecione o tipo de pedido, filtre o período, cliente, vendedor, e o tipo de status.

Tela de histórico de pedidos
Tela de histórico de pedidos

Clique sobre o pedido desejado, detalhes do pedido, editar

Editar pedido
Editar pedido

Poderá inserir mais um produto ou selecionar um produto na aba detalhes e clique em excluir.

Para fechar o pedido e selecionar a forma de pagamento, clique em salvar pedido ou tecla de atalho (F4).

Salvar pedido
Salvar pedido

Em deseja fechar o pedido agora, clique em sim, para fechar o pedido. Se quiser editar o fechamento depois, clique na opção não. Dessa forma o pedido ficará em aberto, podendo editar até o fechamento.

Deseja fechar o pedido
Deseja fechar o pedido

Diferenças entre um pedido fechado e aberto:

Aberto: É um pedido cujo qual ainda a baixa no estoque não foi efetuada, tampouco a entrada no caixa/banco (condição de pagamento dinheiro). Entretanto, as quantidades de cada item do pedido, ficarão armazenadas no cadastro de cada produto no estoque no campo Fornecido. Assim, você poderá controlar quais produtos estão pendentes ou com pedidos em aberto.


Fechado: É um pedido cujo qual a baixa no estoque já foi efetuada, assim como a entrada no caixa/banco (condição de pagamento dinheiro). Você poderá verificar a baixa no estoque no campo “Qtd. Vendida”.


Tela de Fechamento:

Fechamento em Dinheiro/ Cartão Débito.

Em pagamento, clique na seta para mostrar a lista de condições de pagamentos e selecione a forma de pagamento desejada, como Dinheiro ou Cartão tipo Débito.


Seleção da forma de pagamento
Seleção da forma de pagamento

Em Desconto, Juros ou taxas poderá inserir a porcentagem.

Ou clique no sinal de + para inserir o desconto e juros em R$.

Ao selecionar pagamento dinheiro, insira o Valor recebido foi superior ao valor da venda, informará ao Troco.

Desconto, Juros, taxas, valor recebido e troco
Desconto, Juros, taxas, valor recebido e troco

Ao selecionar todas as opções desejadas, clique em confirmar ou tecla de atalho (F2). E o valor será direcionado ao Fluxo de Caixa > aba Caixa. Se usar a condição de pagamento Cartão tipo Débito, valor será direcionado ao Fluxo de Caixa > aba Banco.

Confirmar pedido
Confirmar pedido

Pedido fechado não será possível editar.

Pedido com status fechado
Pedido com status fechado

Para devolver um produto, selecione o produto > devolução ou tecla de atalho (F6) > devolver item ou Devolver o pedido.

Devolver item ou pedido
Devolver item ou pedido

Para impressão de recibo não fiscal clique em Cupom (F7).

Antes de utilizar a impressão, teste e configure a impressora, para saber como clique aqui.

Impressão do recibo não fiscal
Impressão do recibo não fiscal

Para impressão do pedido A4, clique em imprimir pedido ou tela de atalho (F8). Deseja visualizar a impressão? Clique em não.

Impressão do pedido (Formato A4)
Impressão do pedido (Formato A4)

Clique em exportar, para exportar os dados do pedido para uma planilha.

(Requer o Microsoft Office instalado na maquina).

Exportar para uma planilha
Exportar para uma planilha

Na Tela de pedidos constarão todos os pedidos de vendas, compras realizados, informando suas formas de pagamentos.

Tela de histórico de pedidos
Tela de histórico de pedidos

Vendas com status em aberto com o PDV sensível ao toque:

Para realizar as vendas com status em aberto com o PDV sensível ao toque, deixe ativo o Fechamento personalizado, e ao realizar a venda, selecione dinheiro e no fechamento clique em cancelar.


Ensinamos no vídeo abaixo como realizar o pedido em aberto.

Para instruções de mais funcionalidades, verifique em nossos Manuais.


O LimerSoft SisVendas, reúne em um único ambiente todas as informações e ainda ajuda a melhorar a produtividade do seu time e a visualizar as etapas do seu processo claramente.


Conheça agora o LimerSoft SisVendas, veja todas as suas funcionalidades e entenda melhor como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa.


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