ECF no LimerSoft SisVendas

Atualizado: 14 de mai.

Neste artigo, será apresentado passo a passo como configurar o LimerSoft SisVendas para impressão de cupom fiscal. Esta configuração pode ser muito útil para empresas que necessitam gerar a impressão do cupom ou realizam vendas do tipo balcão.


Lembre-se que a emissão do cupom fiscal do LimerSoft SisVendas só pode ser usada nos estados onde a certificação PAF não é obrigatória.


Pré-requisitos: - LimerSoft SisVendas Ultimate, Premium ou Deluxe Edition - Conhecimentos intermediários de informática - Drivers ou arquivos DLL do fabricante da impressora fiscal (para impressoras USB) - Microsoft Windows (Recomendado: 32 bits)


1- Antes de iniciarmos, é importante notar que o LimerSoft SisVendas conta com um assistente de configuração de impressora fiscal. Porém, dependendo do modelo de impressora ou para conexões USB, podem ser necessários passos extras. Se sua impressora não é USB, pule para o passo três. Caso você tenha esteja enfrentando problemas na configuração o ECF, siga para o segundo passo. 2- Como os drivers e bibliotecas adicionais não são de propriedade da LimerSoft SisVendas, nós não os distribuímos na instalação principal do sistema. Porém, você poderá encontra-los facilmente no site de seu fabricante, no CD de instalação da impressora fiscal ou entrando em contato diretamente com o fornecedor do equipamento. Vejamos um exemplo:


- Imagine uma impressora fiscal Epson USB

- Acesse o site oficial da Epson, sendo: www.epson.com.br

- Depois, procure por suporte

- Após isso, selecione Mini Impressoras, TM, seguido do modelo de sua impressora.

- Clique em drivers & software

- As bibliotecas necessárias são normalmente conhecidas como DLL’s. Neste caso, estamos usando uma plataforma Windows 32 bits. Faça o download do arquivo

- Depois de realizado o download, faça a extração dos arquivos duas vezes, sendo:

1- A primeira para o repositório de arquivos de sistema do Windows. Na versão 32 bits, esta pasta está localizada no C:\Windows\System32. Na versão 64 bits, esta pasta pode ser encontrada em C:\Windows\SysWOW64.


2- Agora, vamos extrair os mesmos arquivos para a pasta de instalação do sistema. Na versão 32 bits, esta pasta está localizada no C:\Arquivos de programas (x86)\LimerSoft SisVendas. Na versão 64 bits, esta pasta pode ser encontrada em C:\Arquivos de programas (x86)\LimerSoft SisVendas.

- Depois de extrair os arquivos, extamos prontos para seguir para o passo três.


Observação importante: Lembre-se que os passos acima são apenas exemplos, e podem variar de acordo ao fabricante de sua impressora fiscal. Entre no site de seu fabricante para obter os drivers corretos de instalação.


3- Inicie o LimerSoft SisVendas, através do menu iniciar/start screen, ou duplo clique no ícone na área de trabalho.


4- Já no LimerSoft SisVendas, acesse o menu Utilitários, Emissor de cupom fiscal, assistente de configuração.

5- Na primeira opção, selecione o fabricante do ECF, seguido da porta de conexão. Se sua impressora é serial, ela estará provavelmente conectada em uma das portas “COM...”.


Se USB, você poderá localizá-la nas portas “USB” ou “DLL.COM...”. Se você já sabe em qual porta está conectada a impressora fiscal, siga para o passo sete, caso contrário para o passo seis. Se a porta requerida não estiver listada, você poderá digitá-la, exemplo: DLL.COM1 ou USB (onde 1 poderá ser 2, 3, 4...)

7- Muitas vezes, o fabricante da impressora fiscal disponibiliza um software para auxilio na identificação da porta do ECF. Caso você não saiba qual porta a impressora fiscal está instalada, siga o seguinte procedimento: Botão iniciar ou start screen e procure pelo painel de controle, sistema, gerenciador de dispositivos. Depois, siga até portas COM&LPT e veja as portas instaladas, como exemplo nas imagens abaixo:



8- Após a seleção do fabricante, selecione a porta e clique em avançar. O sistema tentará pela primeira vez se comunicar com a impressora. Se o teste ocorrer corretamente, siga para o passo oito. Caso o sistema apresente uma mensagem dizendo que não possível se conectar, talvez seja necessário repetir os passos dois e seis novamente. Se ainda assim você não conseguir, entre em contato com o fabricante de sua impressora fiscal e solicite auxilio técnico. Algumas impressoras fiscais utilizam um software adicional de conversão da porta USB para Serial (emulação), sendo assim será fundamental a identificação correta da porta virtual de comunicação entre o PC e o equipamento.


9- Será exibida uma imagem com o status atual da impressora. Será importante entender o que o status quer dizer, pois, caso seja diferente de “Livre”, precisaremos realizar a operação solicitada. Em nosso exemplo, a impressora requer uma leitura Z, sendo que poderemos realizá-la após a conclusão do assistente. Lembre-se que, dependendo do status que a impressora encontra-se, não será possível realizar a impressão do cupom até sua alteração. No final deste tutorial, será apresentado como solucionar isso.

10- Clique em avançar. Serão então apresentadas as formas de pagamento compatíveis entre o sistema e a impressora fiscal. Consulte o fabricante de sua impressora fiscal para saber quais as formas de pagamento estão cadastradas em sua impressoras, ou utilize utilitário de impressora fiscal, localizado no menu “Utilitários, emissor de cupom fiscal” do LimerSoft SisVendas. Nele será possível visualizar as formas de pagamento cadastradas no ECF, assim como a inclusão de novas. O sistema cadastrará automaticamente as condições que estão na impressora fiscal, mas não constam no sistema. Caso isso não funcione corretamente, faça o cadastro manual no sistema. Lembre-se que, para que o sistema reconheça as formas de pagamento cadastradas na impressora fiscal, elas precisaram ser exatamente iguais ao campo descrição no cadastro de condições de pagamento do LimerSoft SisVendas. Caso contrário, a forma de pagamento do ECF não será reconhecida. Cada alteração da forma de pagamento do ECF, será preciso reiniciar o LimerSoft SisVendas.

11- Clique em salvar nas condições de pagamento exibidas. Em seguida, selecione sim ou não, se seu estado exige certificação PAF. Se não, siga para o passo onze. Se sim, a configuração será cancelada.

12- Clique em avançar e a seguinte imagem será apresentada:

Você ainda poderá escolher o texto a ser exibido no rodapé do cupom fiscal. Clique em concluir e a impressora fiscal já está configurada no LimerSoft SisVendas.


Alterando o status da impressora

1- No LimerSoft SisVendas, clique no menu “Utilitários, emissor de cupom fiscal”, e selecione a opção adequada de acordo ao status da impressora fiscal. Em nosso exemplo (passo oito), vimos que nossa impressora solicitava a “Redução Z”

Cadastrando ou consultando novas formas de pagamentos

1- No LimerSoft SisVendas, clique no menu “Utilitários, emissor de cupom fiscal”, e selecione - “Utilitário de impressora fiscal”.

- Para cadastrar:

Configurações avançadas do ECF:

O LimerSoft SisVendas possuí dois formatos de configuração da impressora fiscal, sendo o primeiro, o assistente e, o segundo, a configuração avançada. Para isso, no LimerSoft SisVendas, entre no menu “Manutenção, configurar o sistema, configuração avançada”. Clique em ECF, como demonstrado na imagem abaixo:

Se mesmo após a leitura deste manual você ainda tenha problemas para configurar o ECF, entre em contato como fabricante de sua impressora fiscal.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo