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Como configurar em rede

Atualizado: 27 de nov. de 2023

Uma rede, é uma forma de conectar dois ou mais dispositivos, que possuem duas ou mais máquinas que necessitem de compartilhamento de arquivos, banco de dados, impressoras, sendo recomendado para pequenas empresas ou negócios.


O Que É Rede Local?

Rede local, em termos mais simples, é uma rede de conexão entre dispositivos em uma mesma localização, podendo ou não usar fios de conexão. A rede local LAN é configurada através de um modem ou switch e um cabo de conexão Ethernet. Este modelo de rede cabeada comporta tanto modens tradicionais com fio de fibra óptica como também rede sem fio com modem wifi.


As redes com fio são mais rápidas, seguras e confiáveis do que as redes sem fio. Eles também reduzem a chance de interferência externa. Ao mesmo tempo, eles exigem um pouco mais de trabalho para configurar e o hardware é mais caro.


Quando a rede de computadores da sua empresa é muito lenta, os lucros do negócio também são lentos, por isso, uma manutenção constante de rede, software e hardware são necessários. E à medida que sua empresa cria mais dados, ela usa mais capacidade de armazenamento, o que, por sua vez, pode afetar o desempenho da rede de computadores. Uma maneira de reduzir esse problema é eliminar arquivos duplicados da máquina e armazenar apenas os dados exclusivos.


Requisitos mínimos para iniciar a configuração de rede no LimerSoft SisVendas:

- Recomendamos que o procedimento de rede seja realizado por um técnico de rede local.

- Rede pré-configurada entre as máquinas, sem bloqueios e impedimentos.

- A conexão de rede deve ser estável, segura e sem falhas.

- LimerSoft SisVendas instalado e ativado em todos os terminais. * Verificar a disponibilidade de licenças com nosso atendimento.

- Para a configuração em rede, acesse como usuário administrador no Windows.


Servidor:

Praticamente qualquer computador pode ser usado como um servidor, desde que possa se conectar a uma rede e executar um software de servidor. Para que um sistema atue como servidor, outras máquinas precisam ser capazes de acessá-lo.

Primeiro passo para iniciarmos a configuração em rede, determine uma máquina servidora com melhor desempenho de memória e processamento, pois essa máquina que irá armazenar o banco de dados, onde as máquinas clientes terão acesso.


Na máquina servidora acesse a pasta de instalação do LimerSoft SisVendas que geralmente é determinado na instalação em Arquivos de programas (x86). Para acessar em seu Windows, acesse Meu Computador do Windows > Diretório C: ou disco local C: > Arquivos de programas (x86) > Pasta LimerSoft SisVendas. Clique sobre a Pasta DB com o mouse (direito) > Propriedades.












Na aba geral desabilite Somente leitura.



















Na aba Compartilhamento > Clique em compartilhamento avançado.



















Em compartilhamento avançado > ative Compartilhar a pasta e clique em permissões.

















Ative as opções Controle total, Alteração, Leitura e aplicar em todas as telas.


















Após esse processo será gerado o caminho de rede, como no exemplo abaixo:




















Na aba Segurança, em todos > clique em editar.





















Com a opção selecionada, clique em Permitir em todas as opções e realize esse procedimento em todos os Nomes de grupos ou de usuário e após clique aplicar.



















Em compartilhamento, copie o caminho gerado, como no exemplo: \\Surface\db, clique em aplicar e fechar.





















Obs. Caso não consiga configurar corretamente o acesso ao compartilhamento de pastas em rede e ativar as permissões necessárias, por favor, pesquise mais sobre o assunto ou entre em contato com um técnico local de redes.


Máquinas Clientes:

Nas máquinas clientes, primeiro teste o acesso do local do compartilhamento de rede, exemplo \\Surface\DB.

Esse caminho deverá ser acessado na máquina cliente com total acesso, conforme a imagem abaixo:


















No LimerSoft SisVendas na máquina cliente, acesse as configurações em Menu Manutenção > Configurar o Sistema > Configurações Avançadas > Aba Rede e cole o caminho da pasta compartilhada, clique em ok para confirmar.


Ao reiniciar, se a rede estiver corretamente configurada, entrará com no caminho de rede compartilhada e com todos os cadastros criados no servidor.


Se após reinicializar o LimerSoft SisVendas, informar mensagem de erro ou solicitar para acessar o banco de dados local da máquina, deve-se ao fato de uma configuração inadequada ou de problemas de rede. Neste caso, consulte um técnico de redes local para ajustes.

Obs. É importante que ao realizar a configuração de rede a máquina servidora esteja ligada e a rede ativa, para abrir o LimerSoft SisVendas nas máquinas clientes. Caso o sistema não consiga ser inicializado através da rede, a máquina cliente buscará o banco de dados da própria maquina, desfazendo a configuração de rede.


Otimizando o funcionamento do LimerSoft SisVendas em rede.

Procedimento a ser realizado em todas as maquinas em rede, no LimerSoft SisVendas, acesse o Menu Manutenção > Configurar o Sistema > Configurações Avançadas > aba Rede e Banco de dados ou pelo ícone Moderno.







Ative a opção Acelerar sincronização de dados de rede.

Intervalo 10 segundos e clique em ok e aguarde o LimerSoft SisVendas ser realizado.


Para visualizar cadastros e pedidos gerados em uma das maquinas configuradas em rede, clique no ícone de atualização no campo superior direito da tela, conforme indicado na imagem.


Para instruções de mais funcionalidades, verifique em nossos Manuais.


O LimerSoft SisVendas, reúne em um único ambiente todas as informações e ainda ajuda a melhorar a produtividade do seu time e a visualizar as etapas do seu processo claramente.


Conheça agora o LimerSoft SisVendas, veja todas as suas funcionalidades e entenda melhor como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa.









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