Cadastro de Fornecedores: Dicas e praticas para otimizar essa funcionalidade.

Atualizado: 14 de mai.

Realizar um cadastro de fornecedores de forma eficiente é essencial para agilizar no acesso às informações, otimizando a rotina de compras e melhorando comunicação com seus parceiros diariamente, sendo um total diferencial na gestão de fornecedores.


Mas, como fazer um cadastro de fornecedores efetivo? Neste artigo apresentamos tudo para você.


Como fazer um bom cadastro de fornecedores?

A partir do cadastro do fornecedor, agiliza as etapas dos processos e ainda mantém mais organizado, permitindo uma visão ampla da sua gestão de compras e, consequentemente, maiores oportunidades de negócios.


Para isso, você deve inserir os dados mais importantes:

Dicas para facilitar o cadastro de fornecedores


Utilize um modelo padrão

Assim, basta preencher e alterar conforme a sua necessidade, como bem utilizar um sistema de gestão para automatizar o processo. Atribuindo e contribuindo para uma melhor organização e visualização dos dados.

Desse modo, facilitará na pesquisa de seus fornecedores, encontrando os contatos e busca informações importantes com rapidez e eficiência.


Mantenha um bom relacionamento

Você sabia que o cadastro também pode ser uma ótima ferramenta para melhorar a gestão de relacionamento com os fornecedores?

Com o arquivo, você pode criar um histórico das suas compras, identificando quais são os melhores parceiros.


Conte com a ajuda de ferramentas

É recomendável contar com o auxílio da tecnologia, como através de um sistema de gestão para ajudar e otimizar esse processo.


Para isso, as ferramentas especializadas contribuem para centralizar as informações, interligar as empresas aos fornecedores e criar melhores relacionamentos com os seus parceiros. Tudo de forma ágil e automática.


Como você viu, manter um bom cadastro de fornecedores impacta diretamente na sua rotina profissional, contribuindo para melhorar os resultados do negócio. Abaixo explicaremos como funciona o cadastro de fornecedores no LimerSoft SisVendas.


Guia completo baseado no LimerSoft SisVendas Deluxe, nem todas as abas estarão presentes em outras versões.


Para acessar a tela de cadastro de fornecedores, acesse o Menu Manutenção > Fornecedores ou pelos ícones padrão e moderno.







Para iniciar um cadastro novo clique em + no rodapé da tela


Para salvar um cadastro em tipo selecione se o fornecedor é Pessoa Jurídica ou Pessoa Física e insira o Nome/Empresa do fornecedor que são campo obrigatórios.





Para um bom aproveitamento estratégico, o ideal será preencher o máximo de campos possíveis desse fornecedor.


Aba Informações adicionais:

Essa aba funciona como um bloco de anotações, para adicionais informações importante e comunicação com seu fornecedor.

Adicione a informação, observações e comentários e clique em incluir

Será registrado a informação com data e hora para mais controle e organização.


Aba E-mail adicionais

Nessa aba será possível adicionar e-mails adicionais do cliente e com o tipo do e-mail.

Após editar e inserir informações desejas clique em salvar para registrar o cadastro.


Para editar um cadastro, clique 2x sobre o cadastro desejado ou selecione o cadastro e clique no símbolo do lápis conforme indicado na imagem


Para excluir um cadastro, selecione o cadastro e clique no x no rodapé da tela.

Observação: somente será possível excluir o cadastro se não houve compras com o cadastro, pois ao selecionar o fornecedor na compra, estará ligando o cadastro ao pedido.


Para desativar o cadastro, clique sobre o cadastro para editar e ative em bloqueado e salve para registrar.


Clique no símbolo do Excel no rodapé da tela para exportar as informações para o Excel

(Requer o Microsoft Office instalado)


Para pesquisar um fornecedor, clique em filtrar.

No campo, selecione qual campo a ser pesquisado e em texto insira a informação a ser pesquisada, como no exemplo abaixo: Selecionamos o campo nome e em texto o nome do fornecedor como Brilho e Moda S.A.

O LimerSoft SisVendas, reúne em um único ambiente todas as informações dos seus fornecedores, ainda ajuda a melhorar a produtividade do seu time e a visualizar as etapas do seu processo de compra mais claramente.


Conheça agora o LimerSoft SisVendas, veja todas as suas funcionalidades e entenda melhor como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa.

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