top of page

Robôs de investimentos com MetaTrader, o que são? Vantagens, desvantagens e como começar

Atualizado: 17 de jul. de 2023

Um robô de investimento é um sistema que realiza a compra e venda de ativos de maneira automática para os clientes, de acordo com o perfil de investidor e objetivos financeiros informados.





Uma das vantagens de usar esse sistema de investimento são os custos. Como trata-se de um software/algoritmo, as taxas cobradas aos clientes geralmente são mais baratas do que as taxas das corretoras de valores.


No entanto, existem algumas críticas ao sistema. A principal delas se refere à eficácia dos robôs, já que se fosse um algoritmo tão bom e eficaz, ele não estaria sendo oferecido para os investidores de maneira geral.


O que é robô de investimento?


Um robô de investimento, também conhecido como robô trader, é um sistema de investimento que realiza aplicações financeiras de maneira automática, de acordo com o perfil e os objetivos financeiros dos clientes.

Em outras palavras, o robô de investimento é um sistema que escolhe as melhores opções de ativos, de acordo com as informações do investidor.


Robô de investimento, o que é? Vantagens, desvantagens e como investir

Os melhores investimentos


O objetivo desse sistema de investimento usado por algumas empresas no mercado financeiro, é oferecer uma experiência semelhante à que uma corretora proporciona, ao realizar a análise do perfil e direcionar as melhores aplicações de acordo com os dados do cliente.


A principal diferença entre a análise de uma corretora e o robô de investimento, é que o robô utiliza um algoritmo e faz a compra e venda de ativos, realizando o rebalanceamento da carteira de investimentos. Por outro lado, a corretora faz o suitability e apenas indica os ativos. Neste caso, cabe aos investidores tomarem as decisões de compra e venda.

Como o robô de investimento funciona?


Um robô de investimento se parece com uma digitalização de um assessor de investimentos. Portanto, assim como os assessores, os robôs são responsáveis por analisar o perfil de risco e os objetivos dos clientes. A intenção é determinar quais são os ativos que mais se encaixam nesses dados.


Tipos de robôs de investimento


Existem dois tipos de robôs diferentes:


1- Robô advisor: É usado por investidores que aplicam em várias classes de ativos de maneira diversificada, mas não possuem muito tempo para administrar seus recursos. Desse modo, o robô advisor é voltado sobretudo para as pessoas que desejam poupar dinheiro em diferentes classes de ativos, de acordo com o seu perfil de risco.


2- Robô trader: Como o próprio nome sugere, o robô trader realiza um trabalho parecido com as pessoas que fazem day trade. Dessa forma, eles normalmente procuram lucrar com as oscilações de preços do mercado e se baseiam na análise técnica. Essa opção de robô é usada principalmente pelos investidores que possuem bastante conhecimento sobre o mercado e aceitam correr grandes riscos.


Vantagens e desvantagens


A primeira vantagem de usar o robô de investimento, é que todo o processo ocorre de maneira totalmente digital, sem a necessidade de contato com outras pessoas.


Temos ainda a vantagem dos custos reduzidos. Como o processo de investir é realizado de maneira totalmente digital, as taxas podem ser reduzidas para o investidor.


Se você quiser aprender a investir de maneira autônoma, confira nossa página do SIRR

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page