O que é e como funciona o MetaTrader?

Cada vez mais cresce o número de pessoas que desejam investir no mercado de ações. Para operar no mercado financeiro, no entanto, você precisará de uma plataforma que funcionará como uma espécie de ponte entre o seu computador e a Bolsa de Valores. É nesse contexto que entra o Metatrader: o sistema de negociação de ativos mais utilizado do mundo.


Com uma interface clara e intuitiva, a tecnologia permite que os usuários invistam utilizando uma única ferramenta de trabalho. O mesmo canal facilita simulações e, por meio de apenas um clique, é possível efetivar operações de trade.


Se você está iniciando uma carteira de produtos na Bolsa e ainda não sabe como funciona esse sistema, preparamos o post de hoje com um guia completo para solucionar todas as suas dúvidas.


O que é Metatrader?


Desenvolvido no ano de 2005 pela MetaQuotes Software Corp., o Metatrader consiste em uma plataforma de negociação eletrônica que permite ao trader visualizar gráficos completos de preços e detectar oportunidades de compra e venda de ativos com agilidade e efetividade.


O principal benefício dessa tecnologia é a possibilidade de o operador realizar as transações de forma completamente independente da ação humana. Ou seja, todas as estratégias são configuradas e lançadas eletronicamente.


O Metatrader apresenta altíssima performance e oferece instrumentos de análise técnica e análise fundamentalista. Com algoritmos customizáveis de acordo com as necessidades do usuário, o sistema realiza a troca de dados com rapidez e precisão.


Como funciona o Metatrader?


Como essa plataforma é um software, ela funciona por meio de licenciamento. Em outras palavras, o sistema é licenciado para os bancos e corretoras que, por sua vez, fornecem o software aos seus públicos.


O programa apresenta um componente cliente e um servidor. O servidor é administrado pela instituição financeira, e o software do cliente é fornecido aos investidores, que o utilizam para analisar gráficos, preços, gerenciar suas contas e fazer as transações de compra e venda de ativos.


A ferramenta é muito versátil e pode ser acessada pelo usuário no computador ou em dispositivos móveis, como smartphones.


Quais são as suas principais vantagens?


Multimercados

A plataforma Metatrader permite a negociação de ativos em vários mercados.


Com um único aplicativo, o investidor consegue operar no mercado de câmbio (FOREX), no de ações (BM&FBOVESPA), futuros e contratos por diferença.


Multiestratégia

O Metatrader possui um grande número de funcionalidades que permitem analisar, comparar e aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Os indicadores técnicos e robôs de simulação viabilizam o tempo do usuário e a tomada de decisões mais acertadas.


É possível testar diferentes estratégias e combiná-las para um melhor resultado. Pode-se utilizar diferentes tipos de ordens para fazer pedidos, como a execução instantânea, stop loss e operações em day trade.


Grande adesão de usuários


De acordo com a MetaQuotes Software Corp., mais de 7 milhões de pessoas no mundo utilizam o sistema Metatrader.


A alta adesão dos usuários facilita a interatividade e dinamicidade do software, além de possibilitar que desenvolvedores de vários países criem aplicativos e produtos de qualidade para auxiliar o investidor em suas operações.


Opera 24 horas


O Metatrader confere ao investidor grande liberdade para atuar no mercado no horário que lhe for mais conveniente.


As operações podem ser feitas por qualquer dispositivo com acesso à internet, e as estratégias podem ser montadas e aplicadas depois: a plataforma permanece conectada ao mercado 24 horas.


Sistemas automáticos de negociação


Um dos grandes atrativos do Metatrader é a disponibilidade de um mercado de robôs — Expert Advisors — que atuam como especialistas na simulação das operações.


Os robôs eletrônicos podem ser adquiridos pelo usuário em uma loja de aplicativos. Por meio de indicadores técnicos e scripts de experts, essas ferramentas são programadas para orientar o usuário a agir de forma estratégica e a gerar mais lucro.


O download de uma versão teste do sistema pode ser feito de forma gratuita e simplificada, diretamente pelo site da MetaQuotes Software.


Gostou de saber mais sobre o que é Metatrader? Então, leia nosso blog sobre robôs de investimentos!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo