Gestão de custos: saiba como fazer e a sua importância!

Atualizado: 3 de mar.

O resultado de uma boa saúde financeira para a empresa, envolve o gerenciamento de custo, por isso, é um tema que deve ser valorizado nos negócios.


Qual a importância do gerenciamento de custo?


Os custos de uma empresa representam todos os seus gastos. oportunidades de melhorar a aplicação de recursos.


1. Para que você possa usar o gerenciador de custos do LimerSoft SisVendas, você precisará antes de conhecimentos básicos de matemática financeira. Para acessar o gerenciador de custos, entre no menu “Manutenção, gerenciar custos”. Se você ainda não está habituado com cálculos financeiros, pule para o passo onze deste tutorial e veja mais sobre como funcionam os cálculos de Mark-ups.


Requisitos mínimos:

• Conhecimentos básicos de informática

• Matemática financeira


2. Agora, você poderá inserir os custos no gerenciador, como por exemplo, despesas administrativas e de vendas. Para inserir custos no gerenciador, clique no botão com um “+”. Em seguida, digite a descrição, selecione o modo de cálculo e digite o valor.



3. Feito isso, feche o gerenciador de custos. Agora, estes custos poderão ser adicionados a cada produto cadastrado no sistema, individualmente. Para isso, entre no cadastro do produto o qual você deseja adicionar custos através do botão estoque, depois clique no ícone em vermelho conforme demonstrado abaixo:


4. Agora, precisaremos de um valor inicial, ou seja, o preço de compra do produto, ou custo bruto.

5. Após inserir o custo bruto, já podemos selecionar os custos previamente cadastrados no gerenciador de custos. Clique no botão + e em seguida digite a descrição do custo o qual você deseja adicionar neste produto, ou apenas pressione ENTER para visualizar todos.




6. Clique sobre a linha do custo que você deseja adicionar. Caso precise adicionar mais custos ao produto, repita os passos três e quatro quantas vezes forem necessárias.


7. Clique em atualizar, salvar e fechar. Pronto! Os custos já foram adicionados ao produto, e o novo custo recalculado será visível na tela de cadastro do produto.


8. Clique em salvar mais uma vez para gravar as alterações.


9. Para visualizar a rentabilidade dos itens vendidos, clique no botão

10. Notas importantes:

1. Você poderá realizar alterações massivas nos custos através do gerenciador de custos do sistema. Por exemplo: Se o custo de energia elétrica aumentou de 2% para 2,5%, você precisará apenas alterar este valor no gerenciador de custos e todos os produtos terão seus custos recalculados automaticamente, assim que a tela do gerenciador de custos for fechada. 2. Se você não deseja trabalhar usando o gerenciador de custos, apenas digite o preço de compra do produto no cadastro do item, como demonstrado abaixo:


Em seguida, digite o valor manualmente:


11. O que é Mark-up?


Mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.


11.1 Como calcular o Mark-up?

O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do mark-up onde o preço e igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.


(+) Custos

(+) Despesas

(+) Impostos

(+) Lucro

(=) Preços de venda


Vamos ver no exemplo abaixo utilizando números e mostrar como calcular um preço de venda utilizando o mark-up divisor e multiplicador. Ex: Suponhamos que você paga hoje R$ 1,00 (Custo) no quilo da chapa de aço, o ICMS é de 18%, PIS e COFINS 4,65%, comissão do vendedor 2,5%, despesas administrativas 6% e seu lucro desejado ante o imposto de 20%.

Mark-up divisor = 100,00% - 51,15% / 100 = 0,4885


Se utilizamos o índice mark-up divisor seria o custo de R$ 1,00 / 0,4885= 2,0471 o preço do quilo para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%.


Mark-up multiplicador = 1 / 0,4885 = 2,04708291


Se utilizarmos este índice mark-up multiplicador o custo seria R$ 1,00 X 2,04708291 = R$ 2,05 o quilo ou seja chegamos também no mesmo valor usando esta formula.


Neste estrutura um mark-up de 2,04708291 é suficiente para gerar lucro de 20% sobre a venda.

Lucro de 20% sobre o preço de venda de R$ 2,05, igual a R$ 0,41, que representa 41% sobre o preço de custo e não 104% sobre a venda.

Sabendo que o mark-up é de 2,04708291 na aquisição de um produto onde se manter os mesmo impostos e despesas e se deseja gerar um lucro de 20% basta pegar o custo do produto e multiplicar por este índice de 2,04708291.


Ex: Tubo de aço – Custo Kg R$ 6,00 X 2,04708291 = R$ 12,2825 kg o preço de venda com lucro de 20% liquido.


Para execução correta deste tipo de formação de preço de venda deve se levar em consideração os impostos incidentes, despesas variáveis, e condições de preços praticados no mercado pois, de nada adianta fazer os calculos praticando uma margem que deixa o seu produto com preço muito acima do que é ofertado pelo seu concorrente.








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